quinta-feira, 24 de março de 2011

Foz do Iguaçu quer sediar a próxima Feira do Empreendedor


O coordenador de eventos do Iguassu Convention Visitors Bureau, Ralf Smaha, entregou, na quinta-feira (17), uma proposta de candidatura para que Foz do Iguaçu sedie, em 2013, a próxima Feira do Empreendedor Paraná. A entrega do documento aconteceu durante a reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, realizada em Curitiba, durante a Feira do Empreendedor 2011 – Paraná.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Jefferson Nogaroli, elogiou a iniciativa e informou que a proposta será encaminhada para a análise de um comitê técnico. “Pela localização de Foz, podemos, inclusive, pensar em expandir o evento e envolver a participação dos países vizinhos como Paraguai e Argentina”, destacou Nogaroli.

O gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Orestes Hotz, acompanhou a entrega do documento. Segundo ele, Foz merece sediar o evento porque apresenta uma excelente infraestrutura e um ambiente empresarial muito favorável. “Foz é uma das cidades brasileiras com a melhor acessibilidade para visitantes de todas as regiões do País. Outro destaque é a possibilidade do evento integrar empreendedores de toda a América Latina. É importante destacar que diversas lideranças estão envolvidas e empenhadas nessa missão”, destaca o gerente.

Essa é a segunda vez que a cidade se candidata para receber o maior evento de empreendedorismo do Paraná. Integra a proposta apresentada uma carta de intenção assinada por representantes do poder público do município e mais 15 cartas de entidades parceiras, como Secretaria Municipal de Turismo, Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu, Instituto Polo Iguassu, Iguassu Convention Bureau, Conselho Municipal de Turismo – Contur, Projeto Empreender (ACIF), Infraero, Sesc/PR, Fecomércio/PR, Sindicato dos Lojistas de Foz do Iguaçu, Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis (Abih-PR).

Ralf Smaha detalha que a proposta de interesse para sediar o evento vem acompanhada de um relatório técnico que contém informações sobre a estrutura hoteleira da cidade, rede de gastronomia, centros de eventos, casas de câmbio, agências e operadoras de turismo e viagens e dados sobre transportes. Além disso, os membros do grupo de Gestão Integrada do Turismo também apresentaram ao Conselho Deliberativo do Sebrae/PR uma proposta para formato do evento que comtempla aspectos sociais, econômicos e ambientais. “A ideia é promove, durante o evento, oficinas de empreendedorismo para estudantes de ensino médio da rede pública de ensino, incentivar projetos sociais coordenados pelo Polo Internacional Iguassu e envolver os artesãos do Projeto Ñandeva”, esclarece Ralf Smaha.

A expectativa do coordenador de eventos do Iguassu Convention Visitors Bureau é que a realização da Feira do Empreendedor em Foz atraia 15% a mais de público que a edição de 2011, em realização dos atrativos turísticos da cidade.

A Feira do Empreendedor faz parte de um circuito nacional e está em sua quinta edição no Paraná. O evento acontece de dois em dois anos e reúne, num só lugar, oportunidades de negócios, conhecimento e inovação, para atender empreendedores que sonham ser donos do próprio negócio e empresários que querem ampliar empreendimentos.

Fonte: Sebrae e Clickfoz

sexta-feira, 18 de março de 2011

Campanha oferece diária gratuita em hotéis de Foz do Iguaçu

O Destino Iguaçu lançou a quarta edição da Temporada Boa em Foz” nesta quinta-feira, 17, com o objetivo de aumentar a ocupação hoteleira na baixa temporada e movimentar a economia de Foz do Iguaçu. A promoção oferece aos turistas a quarta diária gratuita na compra de três dias de hospedagem. Sua validade é até o dia 30 de junho.

A campanha deve bater o recorde na participação dos meios de hospedagem. Ela já conta a adesão de 43 estabelecimentos – mesmo número do ano passado. A marca deve ser batida esta semana porque hotéis da cidade garantiram que abraçarão a idéia nos próximos dias. Em 2008, a ação envolveu 16 hotéis; em 2009, foram 34.

A iniciativa é uma parceria do Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares), ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) Regional Oeste do Paraná, ICVB (Iguassu Convention & Visitors Bureau), Secretaria Municipal de Turismo e Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e Itaipu Binacional.

O foco é levar a oferta “Fique 4 – Pague 3” ao consumidor final brasileiro e estrangeiro. Para isso, o marketing da edição deste ano está focado na internet, em especial nas redes sociais. As ações virais estão presentes em sites e mídias como Facebook, Twitter, Orkut e Flickr. Confira os endereços no fim deste texto.

União - O evento de lançamento da Temporada Boa em Foz mobilizou o trade turístico do Destino Iguaçu num café da manhã realizado no Hotel Golden Tulip Internacional Foz.

Além de dirigentes das entidades, hoteleiros, operadores e agentes de turismo revalidaram o apoio à proposta que busca aquecer o setor nos próximos três meses.

Segundo o superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, a estratégia reforça a imagem positiva do destino. “A campanha, além de fomentar o turismo na baixa temporada, diminuindo a sazonalidade, contribui para projetar uma imagem positiva do Destino Iguaçu”.

Para o presidente do Sindhotéis, Carlos Silva, a rede hoteleira está fortalecendo a promoção a cada ano. “Já temos 43 hotéis envolvidos. O período para novas inscrições continua em aberto. É importante ressaltar que aumentando o número de diárias na cidade, aumenta os gastos dos turistas em outros setores da economia”, destacou.

O vice-presidente do ICVB, Ênio Eidt, lembrou a importância das empresas divulgarem a ação em seus próprios canais de comunicação, como sites, listas de e-mails, atendimentos online via chat e redes sociais. “Queremos que a média de ocupação ao longo do ano seja de 80%. O objetivo só será alcançado com o engajamento de todos”, resumiu.

Por fim, o secretário municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe González, disse que o sucesso da campanha é decorrente da gestão integrada entre o poder público e a iniciativa privada. “O destino precisa tornar o turismo o seu negócio mais importante, reconhecendo o segmento como sua vocação natural”, analisou.

“Temporada Boa em Foz” tem a adesão de hotéis de grande, médio e pequeno porte. Para conhecer os inscritos e o regulamento, acesse www.temporadaboaemfoz.com.br. A promoção é válida até 30 de junho, exceto em feriados prolongados, como Tiradentes e Corpus Christi, e está sujeita à oferta de vagas e às condições comerciais dos estabelecimentos.

Fonte: H2Foz

quarta-feira, 9 de março de 2011

Cataratas do Iguaçu recebem 30 mil visitantes no carnaval

No feriado de carnaval, de 5 a 8 de março, as Cataratas do Iguaçu receberam 30.869 visitantes. O número dos quatro dias superou a expectativa da direção do parque, que era de 25 mil visitas, e ultrapassou em 21% o total registrado no carnaval do ano passado, comemorado de 13 a 16 de fevereiro. No feriado de 2010, o parque recebeu 25.480 pessoas.

Dia de maior visitação - No domingo (8), a unidade de conservação registrou a entrada de 12.663 pessoas. A marca é a segunda maior que o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) já registrou em um único dia. O recorde ainda é de 14 de novembro de 2010, também um domingo, quando o lado brasileiro recebeu 14.326 visitantes.

Para Jorge Pegoraro, chefe do PNI, este avanço “é resultado da melhora das condições de vida dos brasileiros, que estão viajando mais, e tudo indica que será tendência nos demais feriado neste ano”.

Conforme Celso Florêncio, gerente-geral da Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A, a empresa, juntamente com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), reforçou a estrutura de atendimento. “Aproveitamos para levar música aos visitantes, enquanto aguardavam para ingressar ao parque. O quarteto do Porto Canoas Samba Show contagiou as pessoas e deu um espírito de carnaval ao Centro de Visitantes”, comentou.

"Movimentação maior na Argentina em fevereiro é normal", afirma Jorge Pegoraro Na entrada, a espera para adquirir o ingresso e passar pelas catracas do PNI esteve em torno de 40 a 60 minutos pela manhã de domingo (6). Na parte interna do PNI, o tempo de aguardo pelo transporte girava em torno de cinco minutos. Foram 23 ônibus para o transporte, dez a mais do que o de costume.

BR X ARG - Quanto ao fato do lado argentino da reserva ter apresentado maior movimento no mês de fevereiro - 121.200 visitantes contra os 103.009 do lado brasileiro - Jorge Pegoraro diz que "isso é normal". "Em fevereiro geralmente eles têm movimento maior que o nosso devido as férias argentinas que costumam a se estender um pouco mais que a nossa. É comum nessa época do ano, mas ganhamos no restante", garante o chefe do PNI.

Em janeiro o lado brasileiro registrou 182.554 visitantes contra 165 mil do lado argentino. Ambos os lados têm registrado aumento no número de visitantes em relação ao ano passado.

Fonte: Clickfoz

sexta-feira, 4 de março de 2011

Hotéis de Foz do Iguaçu aguardam ocupação de 89% no Carnaval

O feriado de Carnaval, de 5 a 8 de março, será de excelente ocupação nos meios de hospedagens de Foz do Iguaçu. Pesquisa divulgada pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu (Sindhotéis) aponta uma taxa de ocupação na média de 89% durante os dias de folia. 

Segundo a estimativa, o visitante brasileiro deve ser maioria com 63,6% do total. Em seguida, estão os argentinos, com 13,6%. Já os demais estrangeiros totalizam 22,7% das reservas nos estabelecimentos pesquisados.

A pesquisa foi feita na última semana de fevereiro em 28 estabelecimentos filiados à entidade. Os empreendimentos de cinco estrelas terão 93% de suas acomodações ocupadas. Em seguida aparecem os hotéis de quatro estrelas com 92,5% de lotação. Os de três e duas estrelas terão 86,2% e 84% respectivamente.

A designação de estrelas representa uma similaridade com o padrão do Ministério do Turismo para fins ilustrativos (para ter a classificação o hotel tem que se ajustar às normas e se credenciar junto ao Mtur).

Para o presidente do Sindhotéis, empresário Carlos Silva, a qualificação da estrutura hoteleira do município e a gestão integrada dos órgãos gestores do turismo são responsáveis pelo bom momento. “Foz oferece ótimas alternativas de lazer, gastronomia e atendimento diferenciado”, analisa. “O aumento na quantidade de voos e os preços especiais dos atrativos também colaboram para que o turista venha conhecer o destino”, completa.

Agenda – O carnaval em Foz do Iguaçu pode ser curtido de várias maneiras. Para quem gosta de agito tem o Carnafalls, com bailes, canja solidária e o tradicional concurso Meninas Veneno. A festa será promovida de sábado a terça-feira, na Avenida Duque de Caxias. Já a Rua Marechal Deodoro terá marchinhas das antigas e pierrôs no Carnaval da Saudade.

Para quem prefere um programa mais calmo, nada melhor do que passear pelos principais atrativos da região, como o Parque Nacional do Iguaçu, a Itaipu Binacional, o Parque das Aves, Macuco Safári, entre tantas outras atrações turísticas. A região oferece ainda a possibilidade de compras em Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina).