sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Paraná ganha destaque em feira de turismo na Espanha

O secretário do Turismo, Faisal Saleh, representou o Paraná na 31ª Feira Internacional de Turismo (Fitur), realizada nos dias 19 a 23 de janeiro, em Madri na Espanha. O encontro foi uma oportunidade de apresentar aos profissionais do turismo mundial as características e atrações do setor paranaense. No evento, o secretário formalizou convênios e parcerias com instituições privadas e governamentais com o objetivo de agregar projetos para serem desenvolvidos no Paraná.

“Temos a prioridade de colocar o Paraná na gestão do turismo internacional e brasileiro. Temos um Plano de Ação para reestruturação do turismo no Estado. A Fitur foi uma excelente oportunidade de mostrar ao mundo nosso potencial”, avaliou Faisal Saleh. Ele destacou ainda, a necessidade de gestão integrada e que articule a relação com a iniciativa privada, instituições públicas e de ensino da atividade turística.

Durante o encontro, o secretário assinou uma carta de colaboração entre a Organização Mundial do Turismo (OMT), Instituto Pólo Internacional Iguassu e a Secretaria de Estado do Turismo do Paraná para a elaboração de um plano de desenvolvimento do destino trinacional do Iguaçu (Brasil, Paraguai e Argentina).

Destaque para o projeto de criação do Centro de Inteligência do Turismo, que serão locais destinados ao desenvolvimento tecnológico e de ensino. “Mais do que trazer técnicos. Precisamos produzi-los”, disse Faisal.

Outra medida que beneficiará o Estado do Paraná será um estudo que o secretário pretende firmar com a companhia turística Amadeus para a avaliação da malha aérea dos três aeroportos da região trinacional. A medida permitirá o aumento do número de turistas na região de Foz do Iguaçu e região.

“Firmamos essas parcerias com grandes instituições internacionais para desenvolver o turismo paranaense. Com o apoio deles, vamos crescer e divulgar o setor,” destacou Saleh.

EMBRATUR NO PARANÁ - Durante reunião com o secretário Faisal Saleh, o presidente da Embratur, Mário Moysés, afirmou que o Paraná será o primeiro Estado da federação a receber a comitiva de técnicos da companhia, que tem o objetivo de avaliar todos os grandes pontos turísticos e analisar as principais demandas do setor brasileiro.

No estande do Paraná foram distribuídos diversos materiais promocionais contendo as principais atrações turísticas do Estado. A feira recebeu 208.260 visitantes, dos quais 118.661 profissionais do turismo. Mais de 10 mil expositores participaram do evento. A viagem do secretário foi realizada através de uma parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e pelo Instituto Pólo Internacional Iguassu.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário