quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Cerca de 25 mil pessoas devem ir ao Parque Nacional do Iguaçu no carnaval


O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, prepara uma estrutura especial para atender os visitantes no feriado de carnaval, de 5 a 8 de março. Com isso, são esperadas 25 mil pessoas durante os quatro dias do feriadão.

A expectativa é fundamentada no histórico de visitação de outros anos, nos quais, nesta época, milhares de brasileiros e estrangeiros aproveitaram os dias de folia para passear, conhecer ou rever, em especial, as Cataratas do Iguaçu.


Apenas no domingo (6) a expectativa é que 10 mil pessoas passem pela bilheteria do Centro de Visitantes.

Para atender a essa grande demanda, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A elaboraram um plano estratégico de atendimento. As áreas de transporte, bilheteria, estacionamento, informações, gastronomia e orientação ao público terão reforços de pessoal e estrutura.

Nesse dia o parque contará com o reforço de mais dez ônibus, em apoio aos 13 veículos da frota que fazem o traslado dos visitantes até as quedas. A medida visa a oferecer mais qualidade e conforto na locomoção dos turistas.

Serviço:
Horários de visitação
Sábado, segunda e terça: 9h às 17 horas
Domingo: 8h às 17 horas

Fonte: odiario

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Convênio fortalece turismo religioso no Paraná


O secretário de Turismo, Faisal Saleh, assinou um convênio com o Instituto Gaudium de Proteção à Vida para ampliar o turismo religioso no Paraná. O objetivo do acordo foi formalizar uma parceria para a estruturação e realização de um mapeamento do segmento turístico no estado. O encontro foi realizado na Secretaria de Turismo e contou com a presença do secretário-executivo do instituto, padre Carlos Alberto Chiquim.

Uma das diretrizes definidas no convênio é a realização de eventos para ampliar a divulgação do setor no estado e no cenário brasileiro. A parceria prevê a confecção de material promocional, a atualização do mapeamento do turismo religioso dentro de quatro matrizes religiosas (africana, indígena, oriental e ocidental), a identificação das necessidades para estruturar santuários e a realização de oficinas para a divulgação do turismo religioso do Paraná.

Faisal Saleh afirmou que o convênio será uma ótima oportunidade de ampliar o turismo do Paraná. “O turismo religioso é um segmento prioritário do plano de metas do governador Beto Richa. Vamos ampliar as parcerias para alavanca e valorizar o setor,” disse. Ele destacou que a parceria com o Instituto Gaudium vai trazer vários benefícios para o setor paranaense.

Também fazem parte da parceria pelo turismo religioso: a Comissão de Desenvolvimento do Turismo Religioso do Paraná composta por CNBB Regional Sul II, Assintec – Associação Inter-religiosa de Educação e a Fecomercio.

Fonte: H2Foz

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Feriado de Carnaval deve lotar hotelaria de Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é um dos destinos brasileiros mais procurados para o feriado de Carnaval, que neste ano será de 5 a 8 de março. Longe de concorrer com os tradicionais centros turísticos famosos pelas festas carnavalesca, o turista que vem para Foz do Iguaçu e para a Tríplice Fronteira busca descansar, visitar os atrativos e fazer compras. 

O movimento, por enquanto, está concentrado no volume de reservas de hospedagem junto à hotelaria. A expectativa de ocupação pode chegar até 90% dos 20 mil leitos existentes, distribuídos entre hotéis, resorts e pousadas, com padrões similares ao de duas até cinco estrelas.  

Conforme Dirlei de Lima Souza, executivo de contas do Rafain Palace Hotel, as reservas no empreendimento começaram a ser feitas essa semana e a perspectiva é ter um aumento nos pedidos para as próximas semanas. Já Mary Gomes, da área de reservas do Hotel Rafain Centro, informa que o empreendimento deve ter lotação de 100% para a data. 

Para quem busca o destino pensando também em se divertir com a festa momesca, alguns empreendimentos organizaram pacotes que incluem noites de folias no salão. É o caso do Bourbon Cataratas, Rafain Palace Hotel e Mabu Thermas. 

Perfil 
O perfil dos turistas que visita o destino é de famílias que querem fugir da folia e aproveitar a data para o descanso, visita aos atrativos e compras. Normalmente a origem é Paraná, São Paulo e Santa Catarina, utilizando a via terrestre. Em Foz do Iguaçu, além de visitarem os atrativos (Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves e Itaipu Binacional), aproveitam para as compras no Paraguai e Argentina. À noite, um dos pedidos é a visita a cassinos na Argentina e Paraguai.

Fonte: H2Foz

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Paraná ganha destaque em feira de turismo na Espanha

O secretário do Turismo, Faisal Saleh, representou o Paraná na 31ª Feira Internacional de Turismo (Fitur), realizada nos dias 19 a 23 de janeiro, em Madri na Espanha. O encontro foi uma oportunidade de apresentar aos profissionais do turismo mundial as características e atrações do setor paranaense. No evento, o secretário formalizou convênios e parcerias com instituições privadas e governamentais com o objetivo de agregar projetos para serem desenvolvidos no Paraná.

“Temos a prioridade de colocar o Paraná na gestão do turismo internacional e brasileiro. Temos um Plano de Ação para reestruturação do turismo no Estado. A Fitur foi uma excelente oportunidade de mostrar ao mundo nosso potencial”, avaliou Faisal Saleh. Ele destacou ainda, a necessidade de gestão integrada e que articule a relação com a iniciativa privada, instituições públicas e de ensino da atividade turística.

Durante o encontro, o secretário assinou uma carta de colaboração entre a Organização Mundial do Turismo (OMT), Instituto Pólo Internacional Iguassu e a Secretaria de Estado do Turismo do Paraná para a elaboração de um plano de desenvolvimento do destino trinacional do Iguaçu (Brasil, Paraguai e Argentina).

Destaque para o projeto de criação do Centro de Inteligência do Turismo, que serão locais destinados ao desenvolvimento tecnológico e de ensino. “Mais do que trazer técnicos. Precisamos produzi-los”, disse Faisal.

Outra medida que beneficiará o Estado do Paraná será um estudo que o secretário pretende firmar com a companhia turística Amadeus para a avaliação da malha aérea dos três aeroportos da região trinacional. A medida permitirá o aumento do número de turistas na região de Foz do Iguaçu e região.

“Firmamos essas parcerias com grandes instituições internacionais para desenvolver o turismo paranaense. Com o apoio deles, vamos crescer e divulgar o setor,” destacou Saleh.

EMBRATUR NO PARANÁ - Durante reunião com o secretário Faisal Saleh, o presidente da Embratur, Mário Moysés, afirmou que o Paraná será o primeiro Estado da federação a receber a comitiva de técnicos da companhia, que tem o objetivo de avaliar todos os grandes pontos turísticos e analisar as principais demandas do setor brasileiro.

No estande do Paraná foram distribuídos diversos materiais promocionais contendo as principais atrações turísticas do Estado. A feira recebeu 208.260 visitantes, dos quais 118.661 profissionais do turismo. Mais de 10 mil expositores participaram do evento. A viagem do secretário foi realizada através de uma parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e pelo Instituto Pólo Internacional Iguassu.

Fonte: Agência Estadual de Notícias