quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Foz do Iguaçu recebe dez prêmios do Ministério do Turismo

Na premiação das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, entre as não capitais, a cidade venceu em quatro categorias. Uma das ações é de Itaipu: “Circuito Turístico Especial – um passeio no coração da Usina Hidrelétrica de Itaipu”, que ganhou na categoria Atrativos Turísticos.
     
As outras ações premiadas como as Melhores Práticas foram: “Transporte urbano adaptado – Foz do Iguaçu trafegando sobre a linha da inclusão social” (Acesso); “Visite Foz do Iguaçu – Destino do Mundo” (Marketing); e “Em Foz do Iguaçu, o capital humano é protagonista na excelência do destino” (Capacidade Empresarial).
          
Já na premiação do Índice de Competitividade 2010, dentre as não capitais, Foz recebeu as melhores notas de avaliação em seis categorias, de 13 dimensões avaliadas: Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Marketing e Promoção do Destino, Monitoramento e Capacidade Empresarial, além de total geral.
     
Responsável pelo marketing do Destino Iguaçu, o superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, disse que a premiação coroa o êxito da gestão integrada do turismo. “Pelo segundo ano consecutivo, nossas ações de marketing e promoção são reconhecidas como as melhores do Brasil. E olha que estávamos competindo com outros 38 destinos, fora as capitais. Isso demonstra que estamos no caminho certo”, declarou.
     
Jaime Nelson Nascimento, gerente do Complexo Turístico Itaipu (CTI), representou a usina na premiação. “Para nós é fantástico ser selecionado dentre milhares de atrativos turísticos de todo o Brasil. Confirma o nosso trabalho no sentido de oferecer um excelente produto”, afirmou.
      
Para o secretário municipal de Turismo, Felipe Gonzalez, os prêmios “são fruto do resultado de um trabalho que vem sendo executado de forma planejada, profissional e permanente pela gestão integrada do turismo”. “Esse prêmio aumenta a nossa responsabilidade na manutenção das atividades sempre num crescente”.
        
Premiação das capitais. "O Índice de Competitividade oferece um retrato sobre como os 65 destinos têm se desenvolvido”, afirmou o ministro do Turismo, Luiz Barretto, presente na cerimônia de entrega.
     
O Circuito Especial
   
O Circuito Especial é o mais completo passeio pela usina, com visita às áreas internas e externas da hidrelétrica, inclusive da barragem e Casa de Força. Tem duração aproximada de 2 horas e 30 minutos e dispõe de atendimento com monitores bilíngues, sala especial para a exibição de filme sobre Itaipu e ônibus com água a bordo e roteiro de acompanhamento. Inclui sete paradas, com permissão para fotografar e filmar.

Fonte: Assessoria

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Estudo mercadológico do turismo regional propõe integração dos destinos



Marco para a história regional e estadual, o Estudo Mercadológico da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu foi apresentado na segunda-feira (29), no Workshop de Turismo, em Foz do Iguaçu. Foram sete meses de análise e diagnóstico realizados in loco, em mais de 80 empreendimentos turísticos de 13 diferentes cidades que compõem a região.

O estudo, que avaliou tanto o potencial turístico das cidades, chamadas de destinos, quanto de empreendimentos públicos e privados, teve como objetivo retratar a realidade atual do setor na região, identificar estágios de desenvolvimento turístico nas localidades pesquisadas e propor a criação de produtos turísticos para região.

Quanto à avaliação do potencial turístico nos municípios, Foz do Iguaçu apareceu como destino de interesse para o mercado internacional; Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Medianeira e Santa Helena, para o mercado nacional; Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu para o mercado regional; e Missal, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Itaipulândia, Terra Roxa e Mercedes, para o mercado local e microrregional. A classificação, conforme orienta a consultora do Sebrae/PR, é cumulativa, retratou o momento que o estudo foi realizado e não deve ser entendida como uma disputa entre os municípios e sim, uma forma de orientação ao mercado para promoção efetiva dos produtos turísticos.

Quantos aos empreendimentos avaliados, o estudo diagnosticou 61 empreendimentos privados e 25 públicos, sendo que destes, três estão voltados ao mercado internacional, 17 para o nacional, 26 para o mercado regional e 15 de interesse local e microrregional. “Com isso, podemos destacar que o maior mercado da região é a própria região”, indica o turismólogo Yure Lobo que, junto com Dartilene Souza e Silva, também turismóloga, visitou e avaliou todos os destinos e empreendimentos para a composição do Estudo Mercadológico.

Conselho dos Lindeiros - O coordenador da Câmara Técnica de Turismo do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (Gestur), Vilmar Antônio Mantovani, destacou a sinalização turística, que deve ser implantada na região até fim de 2011, como um grande avanço do atual presidente, Moacir Froehlich, que fará toda a diferença quando se fala em divulgação. “As pessoas vão transitar e ver que existe muita coisa interessante”.

Com relação ao Workshop de Turismo, Mantovani disse que as expectativas são as melhores possíveis, principalmente após ver que os agentes e operadores saírem com uma boa impressão das potencialidades e, muitos, anunciaram que vão incluir o turismo da região em alguns roteiros de viagem. “Com certeza avançamos muito e o resultado será maravilhoso. Com o aval do Sebrae nesse projeto só temos a ganhar. Eles são sinônimo de confiabilidade e é disso que precisamos para avançar com o turismo regional”, pontuou.

Gastronomia e diversidade cultural - Após do dia de reuniões, encontros de negócios e apresentação do estudo mercadológico, os participantes aproveitaram o início da noite para participar de uma palestra-show com os integrantes do Circo Vox sobre empreendedorismo, além de apresentações culturais, exposição do artesanato e degustação da gastronomia regional.

Fonte: SEBRAE-PR com clickfoz