sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Destino Iguaçu é Top de Marketing na categoria Hotelaria, Turismo e Cultura


O case “Destino Iguaçu - A gestão integrada do turismo” foi escolhido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB-PR) para receber o prêmio Top de Marketing 2010 na categoria Hotelarias, Turismo e Cultura. A premiação aconteceu na quarta-feira (24), no auditório da FIEP, em Curitiba.

O trabalho do Destino Iguaçu é fruto do envolvimento de diversos participantes do trade turístico na região trinacional. O trabalho é liderado por Itaipu Binacional, Iguassu Convention & Visitours Bureau (ICVB), Secretaria Municipal de Turismo e Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Foz do Iguaçu.
Estas ações estabeleceram estratégias e soluções de comunicação que, em apenas três anos, transformaram Foz do Iguaçu em destino do mundo, como referência em turismo de qualidade para lazer e eventos.

Fundo Iguaçu: Embora a região seja reconhecida por seus atrativos turísticos, como Cataratas do Iguaçu e Itaipu Binacional, até 2007 o trade local encontrava-se desarticulado, realizando ações isoladas, com dificuldade para unir esforços e captar recursos na iniciativa privada. Além disso, era ainda necessário combater a imagem negativa construída pela ênfase em notícias que mostravam Foz do Iguaçu como destino de sacoleiros e área de contrabando e outras contravenções.
A região passou, então, a ser apresen tada como um dos mais belos destinos ecológicos do mundo. Com a participação de diversos setores da iniciativa pública e privada, o novo modelo articulou diversas entidades já existentes: Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindihotéis), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur), Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Polo Iguassu e Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI), entre outras.

O resultado foi a criação do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu -  Fundo Iguaçu, instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, gerida por um comitê com representação de todas as entidades ligadas ao trade turístico local. O objetivo dessa entidade é desenvolver ações de divulgação, promoção, qualificação e de reestruturação da infraestrutura do destino para atrair mais turistas e eventos a Foz do Iguaçu e região.

Foz do Iguaçu – Destino do Mundo: Segundo Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, o destino vive hoje o seu melhor momento. “Os números estão a nosso favor. O a cesso ao Parque Nacional do Iguaçu, referência sobre o fluxo turístico da região, vai superar 1 milhão e 300 mil visitantes este ano, um recorde histórico. E, em 2011, esperamos ultrapassar a barreira de 1,5 milhão e meio de visitantes. O movimento no Aeroporto Internacional Cataratas deve fechar este ano com crescimento acima de 60%, três vezes mais do que a média nacional. Estamos no caminho certo”, afirma.

Piolla enfatiza ainda que o trabalho é fruto da parceria entre iniciativa privada e poder público. “Estamos reconstruindo a imagem do Destino Iguaçu, zelando pela sua credibilidade e tornando-o, com ações planejadas e qualificadas, a lvo permanente de exposição na mídia e de atenção pública. Tudo com um único objetivo: fazer de Foz do Iguaçu um lugar cada vez melhor para os turistas e as pessoas que aqui vivem”, conclui.

Fonte: Assessoria e site H2Foz

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Rapidinhas do Turismo em Foz

Ocupação hoteleira de Foz no feriadão chega a 91%
Uma pesquisa divulgada esta semana pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu (Sindhotéis) indica que a taxa de ocupação hoteleira durante o Feriadão da Proclamação da República (13 a 15) será de 91,4%.(Clique aqui para continuar lendo a notícia)

Parque Nacional do Iguaçu bate recorde de visitas no último feriadão
O PNI bateu recorde de visitas em um único dia. A unidade de conservação recebeu 14.326 visitantes no domingo - véspera do feriado da Proclamação da República. A marca superou o movimento de 1º de novembro de 2009, quando o atrativo registrou 12.513 turistas. (Clique aqui para continuar lendo a notícia)

Destino Iguaçu terá nova estratégia de marketing
A nova estratégia de marketing para fomentar o desenvolvimento turístico do Destino Iguaçu será esboçada logo mais, às 11 horas pelo consultor Eduardo Sanovicz, que é ex-presidente da Embratur e diretor da empresa Alcântara Machado de São Paulo.(Clique aqui para continuar lendo a notícia)

Capacitação do "Vai Brasil" em Foz do Iguaçu
A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e o Ministério do Turismo promovem no próximo dia 23, em Foz do Iguaçu-PR, mais uma etapa da Capacitação Nacional  para a nova fase do projeto “Vai Brasil”. (Clique aqui para continuar lendo a notícia)

Destino Iguaçu foi divulgado na World Travel Market 2010
Foz do Iguaçu Destino do Mundo participou de 08 a 11 de novembro, da World Travel Market 2010, em Londres, no Reino Unido. A Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu divulgou o destino em parceria com a Itaipu Binacional e Iguassu Convention & Visitors Bureau de forma institucional com módulo de 9m², dentro do estande da Embratur. (Clique aqui para continuar lendo a notícia)

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Webjet começa a operar em Foz do Iguaçu em dezembro



A partir do dia 10 de dezembro, a Webjet vai incluir Foz do Iguaçu como destino ou partida de seus vôos. A empresa, criada em 2005, é conhecida por sua política de preços baixos das passagens aéreas. As rotas Foz do Iguaçu-Curitiba e Foz do iguaçu-Brasília (ambos ida e volta), por exemplo, custarão R$29,00. A única condição é que a compra seja feita com pelo menos 30 dias de antecedência.

A Webjet atualmente faz dez destinos, número que será expandido em mais três praças no próximo mês, com a inclusão de Foz do Iguaçu, Navegantes (SC) e Ribeirão Preto (SP).

Leia mais sobre o lançamento da Webjet em Foz no texto abaixo publicado no site Click Foz do Iguaçu:

Para Fábio Godinho, da Webjet, a projeção de expansão da malha aérea nacional é bastante positiva, com o aumento do poder aquisitivo das classes C e D, além do melhor aproveitamento das dimensões continentais do Brasil, segundo ele, ainda pouco exploradas. “De Janeiro a Dezembro de 2010 o mercado aéreo cresceu 30% em relação ao mesmo período de 2009. Em nenhum outro setor da economia nacional temos dados assim”, disse Godinho.

O amplo crescimento do uso do transporte aéreo em todo o Brasil não é exclusividade do ano de 2010. Segundo atestam dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), vem de um crescimento constante. No país, a expansão de voos domésticos também foi superior a 30% no período de setembro de 2008 a setembro de 2009.

A expansão do destino é demonstrada em números pelo superintendente de comunicação social da Itaipu Binacional Gilmar Piolla. Segundo ele, a entrada da Webjet no mercado de Foz do Iguaçu é sintomática do impacto da campanha Foz do Iguaçu Destino do Mundo, que atua há 3 anos na cidade. “No início eram 7 voos diários para a cidade. Hoje já são 25, atingindo quase o limite da capacidade do aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu”, disse Piolla.

No entanto, essa crescente demanda não o assusta. Segundo o colaborador da Itaipu essa expansão no tráfego aéreo terá o respaldo da cidade: “Existe um projeto em andamento para que o aeroporto da cidade tenha a capacidade de recepção triplicada até a Copa do Mundo de 2014”, afirmou.

Fonte: Assessoria e ClickFoz

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Projetos de Foz do Iguaçu vencem prêmio de melhores práticas do turismo

Foz do Iguaçu é a cidade do interior com mais projetos selecionados pela 1ª Chamada para a premiação das melhores práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, do Ministério do Turismo (MTur). A cidade paranaense foi escolhida em quatro das 13 categorias da premiação (Acesso, Marketing, Atrativos Turísticos e Capacidade Empresarial). O desempenho de Foz do Iguaçu só foi superado por São Paulo que, entre as capitais, emplacou cinco projetos.

Os projetos premiados da cidade são: Transporte urbano adaptado: Foz do Iguaçu trafegando sobre a linha da inclusão social (Acesso); Visite Foz do Iguaçu – Destino do Mundo (Marketing); Circuito Turístico Especial – um passeio no coração da Usina Hidrelétrica de Itaipu (Atrativos Turísticos); e Em Foz do Iguaçu, o capital humano é protagonista na excelência do destino (Capacidade Empresarial).

Conforme explica o secretário do Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez, esta é a segunda edição do prêmio e, novamente, Foz do Iguaçu se destaca entre os atrativos do interior do país. Porém, a novidade desta edição são as 13 dimensões específicas do desenvolvimento turístico.

“Além de ser um reconhecimento de que estamos no caminho certo da gestão integrada do turismo, essa premiação melhora o posicionamento do destino junto ao Ministério do Turismo, inclusive para a captação de recursos para projetos”, afirmou Gonzalez. “Hoje, existem uns 10 ou 12 destinos no Brasil que estão à frente dos demais e o MTur os coloca como referência, como é o caso de Foz com esse prêmio”, completou o vice-presdiente do Convention & Visitors Bureau de Foz, Enio Edit.

A premiação também deverá render frutos em termos de divulgação do destino, com destaque para a Itaipu como atrativo turístico. “No momento da inscrição do projeto, anexamos depoimentos espontâneos de turistas, o que com certeza contou pontos na votação. No Circuito, o turista passa por uma experiência inusitada, que é sentir as vibrações, os barulhos, enfim todo o clima de dentro da usina”, disse o gerente do Complexo Turístico Itaipu, Jaime Nelson Nascimento.

A escolha dos melhores projetos é feita por diversas instituições. Além do MTur, a Fundação Getúlio Vargas, Ipea, Instituto Marca Brasil, Sebrae, Infraero, ANTT, Federação Brasileira de Hospitalidade e Alimentação, e ministérios da Cultura, Integração, Cidades, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Meio Ambiente. A entrega do prêmio será feita em Brasília, em 7 de dezembro.

Fonte: Assessoria

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Parque Nacional do Iguaçu recebe 20 mil no feriadão de Finados

O tempo bom e a cheia das Cataratas do Iguaçu animaram os visitantes que apostaram no Parque Nacional do Iguaçu para passar o feriado prolongado de Finados, de 30 de outubro a 2 de novembro. Ao todo, o atrativo recebeu 20.248 turistas. O domingo foi o dia de maior movimento, com 9.017 pessoas circulando pelas trilhas, passarelas e mirantes.

Conforme o controle do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as bilheterias registraram no sábado a entrada de 3.695 turistas; no domingo, 9.017; na segunda-feira, 3.336; na terça-feira,  4200 — totalizando 20.248 pessoas nos quatro dias.

Para a peruana Liliana Velez, conhecer as Cataratas foi fantástico. “Tive a oportunidade de sentir primeiro o lado argentino. Sinceramente, experimentei uma emoção maior aqui do lado brasileiro. Tem mais água, mais vibração e está muito bem organizado. É uma lembrança que levarei para toda a minha vida”, destacou a técnica dentária.

Já os moradores de Lauro Müller, Oeste de Santa Catarina, Wanderley e Simaire Fontanella realizaram um sonho antigo, que era se molhar, sentir a brisa das quedas e ver de perto as formações rochosas. “Há tempos esperávamos este passeio. Víamos pela televisão e imaginávamos que era menor a quantidade de cânions”, contou Simaire.

Isabel Schessler e os colegas de Buenos Aires, capital argentina, consideraram “o momento notável, sem dúvida um dos melhores investimentos que já fizemos em assunto de viagens e passeios. Iremos voltar mais vez e com mais amigos e parentes para viver o que estamos sentindo”, relatou Isabel.

Os noivos argentinos Omar Enitez e Laura Paez aproveitaram o sugestivo clima de contemplação para reafirmar o relacionamento. “Queremos curtir o máximo que pudermos deste lugar maravilhoso. É muito impactante, uma emoção indescritível. Valeu a pena nosso planejamento de seis meses para fazer esta viagem”, destacou Omar.

Durante os quatro dias, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A fizeram um atendimento diferenciado com reforço de funcionários, monitores, ônibus extras e guichês adicionais para a venda de ingressos. Para o feriado da Proclamação da República, no dia 15 de novembro, o atrativo planeja uma estrutura ainda maior.

Fonte: Assessoria